CEOQ

Central de Agendamento / Marcação:
Tel: (77)3262-3100 / Whatsapp (77) 98102-6620


ceoq@ceoq.com.br

Patologias Oculares

Calázio

20 de Julho 2016

Tumor palpebral benigno formado pela retenção de secreção de glândulas palpebrais profundas que desembocam no bordo onde se implantam os cílios.

O QUE É UM CALÁZIO?
Um calázio é uma lesão inflamatória crônica, onde se formam pequenos nódulos nas pálpebras superior e inferior, que são provocados por uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius), e que pode chegar a alcançar dimensões de até 6-8 mm, ou seja, do tamanho aproximado de um caroço de feijão.  

CAUSAS
O calázio é causado pelo bloqueio dos orifícios das glândulas palpebrais meibomianas e estagnação das secreções sebáceas. Pacientes com acne rosácea ou dermatite seborréica apresentam risco aumentado para formação de calázios, que podem ser múltiplos ou recorrentes.

SINTOMAS 
Ocorre em qualquer idade, com o crescimento gradual de um nódulo indolor. A lesão pode crescer e, depois, diminuir de tamanho, em semanas ou meses, conforme absorção do material lipídico. Pacientes queixam-se em relação à estética, porém alguns podem ter astigmatismo corneal induzido por calázio da pálpebra superior, que pressiona a córnea. DIAGNÓSTICO Uma lesão firme na pálpebra superior ou inferior, endurecida, arredondada na placa tarsal de tamanho variável, podendo ser bilateral ou múltipla. Calázios persistentes devem ter diagnóstico diferencial com carcinoma de glândulas sebáceas ou de célula basal por meio de exérese e anatomopatológico.  

TRATAMENTO 
Calázios pequenos podem, ocasionalmente, desaparecer de forma espontânea. Compressas mornas são preconizadas e aplicadas sobre a pálpebra, e com um pano limpo umedecido em água morna durante 10 a 15 minutos por 3 ou 4 vezes ao dia. Injeção de esteróides intralesional (0,1ml – 0,2 ml de triancinolona 5mg/ml) podem ser eficazes quando persiste um nódulo pequeno após a realização das compressas mornas. Tratamento cirúrgico é o indicado – drenagem e curetagem.