CEOQ

Central de Agendamento / Marcação:
Tel: (77)3262-3100 / Whatsapp (77) 98102-6620


ceoq@ceoq.com.br

Patologias Oculares

Astigmatismo

19 de Julho 2016

Corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta, na maioria dos casos, de uma curvatura desigual da córnea, provocando uma visão distorcida. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refrativos.

O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também.

Lembre-se de consultar sempre um oftalmologista, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar qualquer uma dessas condições oculares.

O que causa o astigmatismo?

As imagens que seus olhos transmitem para seu cérebro são nítidas apenas se os raios de luz que passam para dentro dos olhos se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do seu olho.  

O astigmatismo ocorre quando a superfície do olho (a córnea) ou o cristalino atrás dele, tem uma forma irregular. Ao invés de ser redondo, ele tem uma forma mais semelhante a uma bola de rúgbi. Como resultado, a luz não se concentra corretamente na retina e a imagem é embaçada. 

+Quais são os sintomas do astigmatismo?

+Como eu sei se tenho astigmatismo?

Teste simples de astigmatismo

O diagrama abaixo é uma ferramenta ilustrativa que não substitui a avaliação médica de um oftalmologista. Se você identificar qualquer dificuldade de visão deve procurar um profissional médico para receber o diagnóstico e tratamento adequados.
Para usar o diagrama siga essas cinco etapas:
  1. Se você usa óculos ou lentes de contato, coloque-o (as).
  2. Sente-se a cerca de 35 cm (14 polegadas) de distância da tela de seu computador.
  3. Olhe o diagrama com sua mão cobrindo um dos olhos.
  4. Como as linhas parecem ser ? (Todas elas são igualmente nítidas e precisas?)
  5. Siga essas etapas novamente para testar o outro olho.